MINICURSO 5

Título: Linguagem alternativa no ensino de Geografia através de charge, cartum e quadrinhos
Ministrantes: Kelli Carvalho Melo e Ananda Catrice Lima da Cunha
Objetivo:
Abordar as Histórias em Quadrinhos, cartuns e charges como uma alternativa diferenciada para o ensino da disciplina de geografia.  De forma que esta alternativa se configure como mais atrativa aos alunos, culminando com a melhoria do ensino aprendizagem.
Justificativa:
O trabalho com HQs, cartuns e charges em sala de aula justifica-se pelo fato de professores trabalharem apenas como recursos didático-pedagógicos, o tradicional livro didático e o quadro-negro. Reforçando que a ciência geográfica necessita de formas alternativas de leitura do espaço geográfico, visto que esta também é uma representação.
Metodologia:
A realização do trabalho culminará em duas etapas, inicialmente apresentação do seminário que aborde os quadrinhos, cartuns e charges como uma ferramenta que auxilie no ensino da geografia.
A segunda etapa trabalhar com cartuns e charges selecionados, que serão analisados pelos participantes, estes iram realizar uma leitura geográfica. Apresentar as idéias e analogias desenvolvidas das imagens, deste modo pretendesse abrir um debate que culmine na representação geográfica que se insere nos quadrinhos e deixada de lado. Que inconscientemente ou não, será mais uma discussão a ser levantada.
Número de participantes: 20 participantes

Referências:

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