MINICURSO 5
Título: Linguagem alternativa no ensino de
Geografia através de charge, cartum e quadrinhos
Ministrantes: Kelli Carvalho Melo e Ananda Catrice
Lima da Cunha
Objetivo:
Abordar
as Histórias em Quadrinhos, cartuns e charges como uma alternativa diferenciada
para o ensino da disciplina de geografia.
De forma que esta alternativa se configure como mais atrativa aos
alunos, culminando com a melhoria do ensino
aprendizagem.
Justificativa:
O trabalho com HQs,
cartuns e charges em sala de aula justifica-se pelo fato de professores
trabalharem apenas como recursos didático-pedagógicos, o tradicional livro
didático e o quadro-negro. Reforçando que a ciência geográfica necessita de
formas alternativas de leitura do espaço geográfico, visto que esta também é
uma representação.
Metodologia:
A
realização do trabalho culminará em duas etapas, inicialmente apresentação do
seminário que aborde os quadrinhos, cartuns e charges como uma ferramenta que
auxilie no ensino da geografia.
A
segunda etapa trabalhar com cartuns e charges selecionados, que serão
analisados pelos participantes, estes iram realizar uma leitura geográfica.
Apresentar as idéias e analogias desenvolvidas das imagens, deste modo
pretendesse abrir um debate que culmine na representação geográfica que se
insere nos quadrinhos e deixada de lado. Que inconscientemente ou não, será
mais uma discussão a ser levantada.
Número de participantes: 20 participantes
Referências:
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