SUBMISSÃO
DE TRABALHOS E NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
AVALIAÇÃO
E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS (ED1) E BANNERS (ED2)
Cada participante poderá enviar para
análise seus trabalhos como autor principal ou em coautoria. Para o trabalho
ser aceito e publicado, todos os autores e coautores deverão pagar a taxa de
inscrição.
As inscrições com
apresentação de trabalhos podem ser feitas no período de 20 de junho a 10 de
outubro de 2012. A inscrição do
trabalho só será efetivada com o recebimento do texto completo pelo comitê
científico conforme as normas do evento.
Eixos Temáticos
Eixo
1 - Populações Amazônicas e suas representações;
Eixo 2 – Dinâmicas Territoriais do Espaço Agrário;
Eixo 3 – Gênero, Ensino e representações sociais na Amazônia;
Eixo 4 – Hidrelétricas, sociedade e meio ambiente na Amazônia;
Eixo 5 – As contribuições da Geografia Física na Amazônia;
Eixo 6 – A questão urbana na Amazônia.
Eixo 2 – Dinâmicas Territoriais do Espaço Agrário;
Eixo 3 – Gênero, Ensino e representações sociais na Amazônia;
Eixo 4 – Hidrelétricas, sociedade e meio ambiente na Amazônia;
Eixo 5 – As contribuições da Geografia Física na Amazônia;
Eixo 6 – A questão urbana na Amazônia.
Para a identificação do trabalho, o eixo
temático e a modalidade de apresentação em que o mesmo será submetido deverão
constar em linhas diferentes na página do resumo, logo abaixo das
palavras-chave e alinhados à esquerda.
Cada trabalho poderá ter autoria de, no
máximo, três autores. Exigir-se-á a presença de um autor do trabalho para a sua
apresentação.
Os prazos para as inscrições de trabalhos
(ED1 e ED2), bem como para divulgação dos resultados, estão definidos no
cronograma do evento.
Os resultados da análise dos trabalhos
estarão disponíveis na página do evento – http://30semanageo.blogspot.com
e-mail: semanadegeografiaunir@yahoo.com.br - e será enviado o
aceite de aprovação do trabalho para o endereço eletrônico dos autores do
mesmo.
Os trabalhos não aprovados para a sessão de
comunicação oral poderão ser sugeridos pelo comitê científico para apresentação
na modalidade de banners.
NORMAS
PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS - MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL (ED1)
1. Os
trabalhos científicos deverão constituir-se de textos completos inéditos,
resultados de pesquisa de campo em andamento ou concluída (resultado de
pesquisa); pesquisa bibliográfica (revisão teórica); ou experiência vivida
(relato de experiência), observando as normas técnicas da ABNT.
2. Os
trabalhos inscritos serão avaliados pelo comitê científico constituído de
professores indicados pela comissão do evento. Este comitê emitirá parecer
sobre os trabalhos (comunicação e banners) a serem apresentados.
3. Cada autor poderá submeter, no máximo, 03 (três) trabalhos, um (01) como autor principal e dois (02) na condição de coautor; nos casos em que o coautor for orientador e/ou co-orientador de iniciação científica, de mestrado e ou de doutorado, o limite de trabalho poderá ser ampliado, desde que encontre-se dentro das normas de submissão de artigos.
3.1. Serão admitidos no máximo 03 (três) autores por artigo
3.1. Serão admitidos no máximo 03 (três) autores por artigo
4. Trabalhos
inscritos para a sessão de comunicação observam as seguintes normas:
a. Devem
ser escritos em Word for Windows, fonte Arial, letra normal – reservado o uso
de itálico para palavras estrangeiras e negrito para ênfases ou destaques –,
espaçamento 1,5, letra no tamanho 12 em todo o texto (exceção para resumos e
citações longas, as quais devem vir em tamanho 10, com 04 cm de recuo,
espaçamento simples e justificado; e para notas de rodapé, em tamanho 10,
simples, justificado e sem recuo);
b. Devem
ser compostos de título, autor (es), resumo, palavras-chave, texto propriamente
dito e referências – devem observar o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas
(não contar as páginas do resumo e da bibliografia), numeradas progressivamente
(a 1ª página não numerada), em algarismos arábicos no canto superior direito da
página, com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, e
as notas de rodapé (de referência ou explicativas - NBR 10520) de acordo com o
sistema numérico e colocadas no final da página;
c. O
título deve vir em negrito, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;
d. O(s)
nome(s) do(s) autor (es) deverão vir por extenso, em negrito, alinhamento à
direita, com maiúsculas nas iniciais, com numeração indicando dados do autor
(colocada nota de rodapé, no final da 1ª página, contendo formação acadêmica
do(s) autor (es) e endereço eletrônico – e-mail), seguidos da referência
institucional e fonte(s) de financiamento;
e. O
resumo deve conter uma apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho,
com indicação do tipo de trabalho e uma visão rápida e clara do conteúdo e das
considerações, contendo o mínimo de 10 linhas e o máximo de 15 linhas,
seguindo-se, logo abaixo, as palavras-chave (três palavras-chave por trabalho);
f. O
termo Resumo na margem esquerda, em negrito, e o texto, com alinhamento
justificado, espaçamento simples, sem parágrafo, e as palavras-chaves separadas
por um ponto (.);
g. O
trabalho deve ser apresentado em português e em linguagem clara, precisa e com
correção ortográfica, fundamentada teoricamente, evidenciando o problema e
dados da pesquisa. O texto deve observar a sequência: INTRODUÇÃO (delimitação
do assunto, objetivos do trabalho, contextualização do tema, recursos
metodológicos, limitações da abordagem) – DESENVOLVIMENTO (principal parte do
texto, correspondente à exposição ordenada e pormenorizada do assunto, podendo
ser subdividido em seções e subseções que variam em função da abordagem do
tema) – CONSIDERAÇÕES (parte final do texto, com as considerações
correspondentes ao(s) objetivo(s) do trabalho, podendo referir desdobramentos
relativos à importância, repercussão, encaminhamentos, etc.), podendo ter
títulos específicos. As seções do texto não configuram página capitular e são
separadas apenas por 2 (dois) espaços. As menções e citações constarão nas
REFERÊNCIAS.
h. Todos
os trabalhos devem ser enviados para o endereço eletrônico (e-mail): semanadegeografiaunir@yahoo.com.br
i. Os
arquivos enviados deverão ter o formato Word com extensão “.doc”.
5. Não
serão aceitos trabalhos que não obedeçam aos critérios estabelecidos. A
Comissão terá autonomia para recusar um trabalho ou sugerir a apresentação do
mesmo em forma de banners.
NORMAS
PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS - MODALIDADE APRESENTAÇÃO DE BANNERS (ED2)
1. Como
banners serão apresentados trabalhos resultados pesquisa de campo (resultado de
pesquisa) em andamento ou concluída; pesquisa bibliográfica (revisão teórica);
ou experiência vivida (relato de experiência), observando as normas técnicas da
ABNT.
2. Trabalhos
inscritos para as Sessões de Banners devem observar as seguintes normas:
a. Dimensões
do banners: 90cm de largura por 1,20m de altura (90x120);
b. Componentes
dos banners: título; nome(s) do(s) autor(es): instituição e endereço:
introdução: material e métodos: resultados; considerações e referências;
c. A
proposta de banners deverá vir acompanhada de resumo (mínimo de 15 e máximo de
30 linhas, fonte Arial, letra normal, espaçamento simples, letra no tamanho
12), com uma apresentação concisa dos pontos relevantes da proposta,
seguindo-se logo abaixo as palavras-chave (máximo de 3), para fins de avaliação
e publicação, tanto no CD-ROM. (PARA ESTA MODALIDADE ENVIAR SOMENTE O RESUMO
PARA O COMITÊ)
d. O
título do banners deverá o ser o mesmo título informado no resumo, escrito em
letras maiúsculas que permitam a sua leitura a 3m de distância;
e. O(s)
nome(s) do(s) autor(es), a instituição e o endereço eletrônico deverão vir
abaixo do titulo e com letras menores. O nome do apresentador do trabalho
deverá ser sublinhado;
f. A
disposição dos demais itens, no corpo do banners, fica a critério do(s)
autor(es), recomendando-se priorizar a utilização de ilustrações (figuras,
gráficos, diagramas, tabelas, etc.) e reduzir o uso de textos, os quais devem
observar tamanhos de letras que permitam a leitura à distância;
g. Recomenda-se,
durante a apresentação, a distribuição de panfletos (folders) com informações
resumidas sobre o trabalho e formas de contato com o(s) autor(es);
h. Os
Banners, assim como os textos de comunicações, devem ser enviados conforme as
orientações postadas na página eletrônica do evento.